-
Arquitetos: Venna Architects
- Área: 496 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: BSRM, Holcim, Mat for Shuttering, Nasir Glass, Star Particle Board Mills Limited
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto começa com nostalgia. Havia tristeza, sonhos e esperança na voz do nosso cliente quando ouvimos a história. Tentamos traduzir suas emoções através dos espaços. Nos inspiramos no poema de Emily Dickinson -
Existe uma solidão do espaço - 1695
Existe uma solidão do espaço
Uma solidão do mar
Uma solidão da morte, mas essas
Sociedade será
Comparada com esse profundo local
Essa privacidade polar
Uma alma admitida a si mesma
Infinito finito.
No local, uma predominância emocional do espírito detinha a "solidão do espaço", oferecendo momentos de introspecção. A solidão do espaço representa a oportunidade de encontrar um momento de solidão para refletir sobre algo em diferentes lugares do mundo. O foco do poema na alma relaciona-se à ideia de um componente unificador. Espaços cuidadosamente projetados podem criar conexões profundas do passado para a família ao longo das gerações, permitindo que as pessoas se envolvam com suas almas, cultura e tradição.
Forma de geração -A forma retangular cria dois pátios, maximizando os ventos predominantes e minimizando a exposição ao sol. Esses pátios também criam espaços comunitários significativos para a família e a vizinhança. O quintal da frente serve como a entrada principal, com um kachari ghar (casa de hóspedes) para Ibrahim Chowdhury e um quintal privado para reuniões. Uma escada leva ao segundo andar, com uma cozinha aberta e uma ponte conectando as áreas de estar e jantar da família. Aberturas no telhado definem essa coluna de circulação para obter luz solar e ventilação natural. O terraço conecta as atividades de convívio familiar internas e externas, aprimorando a conexão entre a vizinhança e seus arredores.
No sul, o composto verde, contemplado como uma "solidão do espaço", cria um vínculo eterno entre o marido e a esposa, os filhos e sua mãe, ou as gerações futuras aos ancestrais. O espaço de oração é alcançado a partir da sala de estar da família até uma forma sólida de concreto voltada para o quintal privado, onde o túmulo da mãe está visualmente conectado. Isso permite que os membros da família vejam o túmulo da mãe depois de virar a cabeça para a esquerda, oferecendo um Taslim [uma parte final da salah, onde se recita As-salāmu ʿalaikum wa-raḥmatu-Allah ("Paz e bênçãos de Deus estejam com você") uma vez enquanto enfrenta para a direita, e uma vez enquanto enfrenta para a esquerda].